quinta-feira, 7 de julho de 2016

COMO FALIR UMA EMPRESA 1ª Parte


 Amigos, a luta continua, como falei aqui, faria duas publicações nessa quinzena mas, preciso antes relatar meu sumiço e enfim da ênfase ao titulo desta publicação.
Como já havia relatado brevemente aqui , a empresa em que trabalho, estava indo na contra mão da crise no ano passado, estava contratando localmente (muito cacique para pouco índio), ou seja a empresa cresceu na crise mais não soube lhe da com isso, bem a conta chegou e bem salgada por sinal.
Em uma breve resumo da situação a coisa é bem assim, patrão com faturamento fora da curva em ano de crise, se empolgou , gastou, inchou a folha e perdeu a humildade, ai veio as consequências que na verdade passa por uma má gestão e tudo isso esta servindo de aprendizado para minha pessoa.

Problema fiscal, uns do pontos chave dessa historia, a empresa tinha um contador de fundo de garagem, o cara deixou de declarar um monte de notas e outras obrigações ao longo de uns 3 anos e o fiscal veio nos fazer uma visita, o resultado foi uma multa bem salgada,tinha percebido a demora na entrega dos extratos de imposto de renda,  no final eu declarei e descobrir que nada foi passado a receita federal, resultado, estou com minha declaração com pendências no sistema do leão,após esses problemas por mais louco que pareça o contador continuou prestando serviço a empresa.



                                                      Minha cara de espanto com isso.

Capital de Giro, bom ai vem a parte turva da historia, mesmo após o ano passado ter sido o ano da empresa, a mesma matinha apenas 1 mês, isso mesmo gente 1 mês de reserva  para segurar caso tivéssemos um mês complicado, justificativa, não esperava o mês de abril as coisas iam apertar, no meu seguimento de trabalho os meses mais fracos são geralmente esses meses do meio do ano ate fim de julho e isso é conhecedor de quem é da área.

Gestão da empresa, aqui caros amigos, veio o que caracterizo com "o que não  fazer para quebrar sua empresa" é incrível como o ser humano tem esse poder de esquece de como foi duro chegar a um patamar confortável, ter a consciência ou melhor dizendo preparo para gerenciar prosperidade e consequentemente as tempestades,tratar dignamente seus funcionários é um ponto x, saber lhe dar com os problemas sem ter  que passar seu estresse para que os mesmo não levem isso para casa, funcionários pressionados ,sendo classificados como causa pela ma gestão  e outro problema grave, tudo isso, repassado em uma reunião onde foi apontado que o erro foi do contador por que não passou as notas, de alguns funcionários por que não fizeram seu trabalho redondo ai vem a pergunta, a empresa não deveria ter visto isso em seus balancetes?se a empresa diz que sabia da ineficiência de alguns funcionários por que os manteve?a resposta foi que quanto aos funcionários foram contratos pela necessidade e não se atentaram para a funcionalidade , e quanto ao rombo fiscal por que a empresa  nunca fez balancete, ou seja nunca soube se tinha lucro ou prejuízo, após tudo isso, recebemos outra vista do fiscal, outra multa, ai o contador caiu e assumiu uma empresa seria de finanças, a mesma em um mês desenterrou caveiras e chegou ao um balanço geral, empresa beirando falência.
As consequências de tudo isso caros amigos, foi demissão ,mais para que isso acontecesse , a empresa precisava de dinheiro e a empresa não tem, o resultado foi atrasar salário dos ativos para pagar direitos trabalhista dos que vão ser demitidos, hoje vivo na linha de que não sei quando recebo e nem quanto, isso pendura dois meses, minhas reservas de emergências estão sumindo e meus aportes inexistentes , tudo isso tem sido um grande aprendizado do que não fazer financeiramente.
Em resumo, hoje vejo que sou guerreiro, assim como muitos aqui na blog esfera, por conseguir gerenciar e administrar seus recursos, que se não fosse isso hoje estaria a beira de uma ataque cardíaco, imagino os que não tem um puto guardado, como é o caso de um cara que trabalha aqui comigo, que ganhar mais do que eu e me relatou que o sogro o socorreu mês passado e não sabe como vai ser esse mês.
Ao amigos aqui, fico no dever de deixar a todos informados  sobre desenrolar dessa historia, e postar uma previa do que saiu de minhas economias com essa situação , pois ainda não tive cabeça para terminar os mês passado, talvez com medo de ter raiva de como deixei de poupar e por ter retirado ao invés de investir e claro se não serei o próximo da lista de demissão.

A parte boa disso tudo, que a 2 anos atras desenvolvia um projeto digital, que pela minha demanda no trabalho, o deixei de lado, e com isso  retomei esse mês e estou ao poucos me alinhado e analisando  se não sera minha salvação .


4 comentários:

  1. Ola PZ. Situacao complicada hein.

    Se ver que a coisa ta afundando, ja comece a correr atras de outro trabalho.

    Se falir mesmo, ate seus direitos trabalhistas poderao ser prejudicados.

    Desejo sucesso para resolucao do problema.

    Abraco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é VDC volume de divida bem grande, como a empresa faz parte de uma empresa nacional, a matriz esta entrando na jogada, esperar ate Setembro e ver como vai se comportar, mas ja estou me organizando para outra situação.
      Forte abraço

      Excluir
  2. Nossa cara, triste essa situação, pelo menos você vai receber tudo daqui uns dias, já vai procurando outra coisa cara, mesmo que tenha um salário bom, salário nenhum paga sofrimento psicológico, entra de cara nesse teu projeto e um dia apresenta ele aqui pra gente. Abraço.

    Contador de Migalhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CM.
      Valeu por comentar, estou agendado para semana que vem a 2°parte dessa marmota, t8vemos mais de meia duzia de reuniões para ver melhorias e por mais que eu queira acreditar a cabeça da mula q gere essa carroça n tem jeito, futuramente vai se juatificar colocando culpa em alguém e os cara da matriz ja estão por aqui, creio eu que os mesmo n estão por dentro de toda zona morta da situação, mais de qualquer forma espero q pelo menos possa receber meus direitos, pedir pra sair agora e perde muita coisa.
      Meu orgulho esta sendo me destrair com meus projetos digitais e ver no que vai da.

      Excluir

Obrigado pelo comentario